Linha 1

Linha 1: Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade

Objetivo: Tem como finalidade, no campo da História Social e das Ciências da Religião, a análise da inserção e expansão das diferentes propostas que disputam a hegemonia do Campo Religioso, abordando temas históricos, políticos, culturais, numa perspectiva transdisciplinar. Pretende também desenvolver estudos relativos aos movimentos culturais nos espaços urbanos investigando os diversos arranjos sociais modificados sob a ação da religião.

Palavras-chave: Igreja; Religiões Afro-brasileiras; Estado; Poder; Modelos Eclesiais; Movimentos de resistência

Reuniões no Núcleo/Linha: às quintas-feiras, no horário EF, no Laboratório de Ciências da Religião, Bloco G4, 8º andar, setor E.

Pesquisadores orientadores da Linha 1

Clique acima, no nome da linha, para ver o seu “espelho” no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e, através do “espelho”, ter acesso aos Lattes dos(as) professores(as) e de todos(as) os(as) seus(suas) orientandos(as).

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques
Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral
Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos
Prof. Dr. Riccardo Burigana

Projeto de pesquisa em equipe a ser executado pelos pesquisadores da Linha 1, a partir de 2017

AS NARRATIVAS DO SAGRADO, SUAS COMUNIDADES, SEUS AGENTES, SEUS ESPAÇOS E SUAS CELEBRAÇÕES, NA HISTÓRIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA ÉPOCA REPUBLICANA

Resumo: O projeto busca identificar, analisar, compreender e historicizar, segundo métodos históricos adequados, como segmentos significativos de grupos religiosos organizados, tanto de matriz cristã – católicos, protestantes históricos, protestantes de missão e pentecostais -, quanto de matriz indígena e afro-brasileira viveram, refletiram e tematizaram a prática da própria cidadania, considerando que deviam manter-se fiéis à própria fé, em uma sociedade formalmente leiga e secularizante, no período histórico inaugurado com a proclamação da República, em 1889, que se estende até nossos dias.

Motivação: O projeto tem como objetivo levar adiante, a partir de perspectivas metodológicas atualizadas, tanto da História quanto das Ciências da Religião, um conjunto de pesquisas iniciadas, individualmente, pelos pesquisadores proponentes, desde que passaram a fazer parte do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP, e que, agora, revelam-se maduras para o trabalho em equipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s